segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Somos, ou não, todos filhos de Deus?

Participei de um culto evangélico-pentecostal neste último sábado.
Já tinha ido lá a convite de uma amiga minha, hoje frequentadora.
Essa amiga é muito culta e intelectual. Por isso mesmo, adoro conversar com ela.
Ela convida e eu sempre acho que será uma boa ir ao convite.
Bom, fomos eu e a minha esposa. Era um culto evangélico e foi uma imensa alegria saber que nossa amiga agora tinha uma vida sócio-espiritual. É, porque em igreja é isso que se vive.
Mas, foi engraçado entrar e ouvir a primeira oração por parte do pastor. O pastor me conhecia da última vez que estive lá. Na ocasião, ele estava explicando o livro de Gênesis. A discussão ia bem. Mas os cristãos adoram transportar tudo para o novo testamento e tentar provar o quanto o Cristo, já estava prometido e o plano de Deus já estava determinado, a mais de 1000 anos antes do nosso senhor nascer.
Bom, então, não sei porque cargas d'água, o pastor começou a falar de Maria, mãe de Jesus, e uma menina, talvez nova convertida, coitada, fez a seguinte pergunta: Pastor, Maria ficou toda cheia de orgulho quando soube que seria mãe de Jesus, não foi? ficou toda, toda?
Eu, ao ouvir a indagação, nem deixei o pastor falar. Instantaneamente, disse que isso seria impossível! Na época do novo testamento mães solteiras, com ou sem participação divina, eram apedrejadas e humilhadas em praça pública e levadas a morte.
Nisso: o pastor não quis mais "confessar" que achava que Maria teria sentido essa super-alegria. Acho que pela primeira vez ele parou pra ver o quanto o plano de Deus só seria bonito agora que podemos apenas ler no papel, mas na época, seria triste e muito feio e aterrorizante, para uma menina de apenas 13 anos, que se soube grávida através de um anjo.
Bom, isso contato, volto ao encontro de sábado. O pastor, então, me viu chegar a igreja. Não vi o costumeiro sorriso pastoral, mas ouvi a primeira oração da noite. "Senhor, que o espírito de intelectualidade não nos possa ser maior que o teu espírito." Orava o pastor. É claro que ele não esperava que só Deus entendesse esse recado.
Mas o culto foi legal do mesmo jeito. Embora uma pergunta tenha ficado no ar. Já estava no fim do culto e eu não quis tumultuar. Afinal eu poderia dar trabalho demais para o Espírito Santo de Deus e depois ele teria que se virar sozinho com o pastor. Mas vou contar o que ocorreu e dizer qual a pergunta que ficou no ar.
O pastor, já no termino do culto, ensinava aos crentes, ali presentes: "Vocês precisam entender uma coisa: Precisam entender como os discípulos viam Jesus. Eles enxergavam Jesus como o Deus." E sitou a passagem que Jesus indaga seus discípulos quanto o que eles dizem ser Jesus. Esses respondem: "Tu és o Cristo, o filho de Deus." Para um grupo de Cristãos, que buscam aumentar a sua fé, legal! Tudo certo! Mas, a minha não precisa ser tão grande assim. E me veio a pergunta que não pude fazer: Mas, e como Jesus via a si próprio? E é aí que entra a intelectualidade. Jesus também era intelectual e culto e se lermos veremos: "Eu sou filho do Pai. E quem crer em mim, também será."
Jesus veio anunciar o Reino de Deus. Reino que ele fazia parte. Reino que começa com o entendimento de que somos todos filhos de Deus. E, talvez, a resposta dele fosse a que deu para Pilatos: "Eu sou." Não importa o que os discípulos acreditam. Eles nem entenderam o que Jesus propunha. O que importa é o que Jesus queria que nós acreditássemos. Que somos todos filhos de Deus. É essa a pergunta que não quer calar: Por que nenhum pastor acredita que Deus somos todos nós? Já que essa é a proposta de Jesus, sermos todos Filhos legítimos de Deus? E que isso nos torna Deuses?
Pena que a intelectualidade não é uma qualidade para os crentes.

Um comentário:

  1. Gostei das perguntas feitas no fim do texto, Davi diz isso no Salmo 82:6 Eu disse: ‘Vocês são deuses; todos vocês são filhos do Deus Altíssimo.
    E em João 10:34-36 , Jesus reafirma isso.
    Que cresçamos em conhecê-Lo : Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém! 2ª Pedro 3:18

    Empolguei!

    Um bjo, e por favor venham me visitar rs.

    ResponderExcluir