segunda-feira, 9 de abril de 2012


VELOSO É ARTISTA DA CONTEMPORANEIDADE



Esta semana estava me lembrando que minha sobrinha se formou. É um fato maravilhoso. A família estava super feliz e comemoraram muito. Além de pagar um jantar maravilhoso para os que estavam juntos.

Bom, isso foi o acontecido: comemoração pela formatura da minha sobrinha. Só que aconteceu algo lá, que eu posso chamar de oportunidade maravilhosa. Afinal me deu material para fazer mais um post para o meu blog.

Acontece que a minha sobrinha tem uma amiga. Esta amiga estava conversando à mesa com um dos irmãos de minha sobrinha, discutindo sobre cantores e cantoras. Eu sou um tanto “entrão”. Principalmente quando estão falando de arte. E percebi que discutiam sobre Caetano Veloso. A amiga não gostava de Caetano, porque achava a voz ruim. Perguntei a ela qual a voz de cantor que ela achava bonita. Ela me disse que eu não iria conhecer pois eu era da antiga. Aí falei para que ela dissesse uma voz que eu conhecesse. Ela disse John Mayer. Eu conheço bem o cantor e acho que é muito bom. Mas, definitivamente o que me chama atenção nele não é sua voz e sim o ritmo que explora ao violão, que se assemelha aos das canções de Djavan, Gilberto Gil e outros. Ele é um americano que adora a percussão brasileira.

Disse isso para a menina. E depois completei. Caetano Veloso, entre tantos músicos brasileiros, nos encanta não pela sua voz e sim pela estética artística. O compromisso de Caetano Veloso com o contemporâneo e os fatos que nos incomoda, e ainda seu apego ao cuidado de como cada palavra ou cada nota deva ser apresentada, é o que nos inspira e atrai em seu trabalho artístico. Coisas que é muito difícil encontrar similar nos artistas mais modernos.

Ela entendeu o meu ponto de vista. Ficou encantada e brincou dizendo que iria ouvir mais Caetano Veloso. Eu, disse que meu objetivo era só fazê-la pensar mais no artista. Muitas vezes perdemos pelo simples fato de não querer saber o porquê que todo mundo, menos nós mesmos, gostam de fulano e aparentemente sem motivo. Tudo na vida deixa um porque em nosso intimo e o melhor é irmos atrás do que é.

PS.: Minha sobrinha formou em Pedagogia.



Um comentário:

  1. Adoreeeei!!!
    Adorei a presença de vocês lá!!!!!
    Estou muito feliz e a procura de uma escola para dar aula, rsrs...

    Ah, tenho uma notícia que te alegrará, agora sou líder de cenografia na igreja e ainda participo do núcleo de criação de eventos internos e externos da igreja!!!!

    Um grande bjo!!!

    ResponderExcluir