sábado, 3 de março de 2012

MANDAMENTO DIFÍCIL!


"AMAR AO PRÓXIMO. QUALQUER PRÓXIMO."
Estive, desde o início deste ano, ou desde o ano passado, pensando na dificuldade que é o mandamento de Jesus: Ama ao teu próximo assim como eu vos amei.
Como isso é difícil. Jesus, o Cristo; não tinha pudor quanto a distribuir amor. Ele simplesmente amava e simplesmente deixava claro que para se estar no mesmo reino que ele, quer era o reino de Deus, o discípulo deveria amar como ele amou.
O mandamento tem uma versão anterior a esta, que Jesus também citou: Ama ao teu próximo como a ti mesmo.  Bom, isso era mais fácil. Eu só tinha que me conhecer e... assim como me amo, amar aqueles que considero meu próximo. O problema é que tenho que me conhecer, pois eu sou o ponto de partida. Mas, e se eu me quiser muito mal? Então vou fazer mal a outros sem ao menos perceber. Mas tem um jeito: como meus instintos me avisam que tenho que me proteger, logo, vou entender que eu não posso deixar de proteger ao meu próximo. Solução encontrada. Assim dá pra pensar em viver mais próximo do meu próximo. Próximo, então, passará a ser a extensão da minha existência. Que coisa interessante, não é?. Cristianismo puro é muito lindo. Mas, tem um outro mandamento que diz o seguinte: Ama o teu inimigo, ore pelos que te perseguem. Ora aí é duro demais! Mas é isto mesmo que o mandamento diz. Então... como viver isso? Isso é muito complicado, muito difícil. O problema é que mandamentos não estão aí para serem julgados e sim para serem cumpridos. Mas esse... é de doer de difícil. Olhe: amar ao meu próximo, e aqui no Brasil eu colocaria nesse bojo: todos os meus entes queridos, meus irmãos, minha mãe, minha sogra, minha esposa e por aí vai... Ah, o meu pai também, pra não dizerem que machista. Agora: Venhamos e convenhamos amar essa gente toda é muito fácil. Vou pegar como exemplo minha sobrinha: Eu adoro a minha sobrinha. Essa que tem um blog. Ela é muito sensacional. Eu consigo amar esta menina por vários bons motivos: ela é engraçada, o que a deixa simpática; ela é companheira, o que a aproxima dos outros, pois está sempre disposta a ajudar; ela retribui o amor que eu tenho para com ela me amando também; e ela é tricolor, gente! Quer coisa mais fácil de se amar? Uma menina que adora vestir verde, vermelho e branco. Gente, amar a Minha Sobrinha Que Tem Um Blog, é muito fácil. Eu amo e ainda recomendo. Mas, ao meu inimigo? Aquele que me odeia? Que me quer ver pelas costas? Que pode passar sem mim, ou ainda, em cima de mim se quiser? Que coisa braba. Não sei se é possível. Porém, é isso que Jesus o Cristo, deixou como mandamento. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Como não se fez entender que o próximo ali era QUALQUER PRÓXIMO, ele deixou mais um: Ama ao teu próximo e ao teu inimigo, também.
Um beijão para todos.

Um comentário:

  1. Noooossaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Quase chorei...
    Lindo texto, ótimo ponto de vista, essa semana enfrentei isso, nossa, chorei demais, orar por alguém q te fez mal é muito dolorido, mas precisamos, devemos fazê-lo!!
    Ah, linda declaração sobre minha pessoa, adorei, obrigada, devo mil visitas!
    Um super beijo!

    ResponderExcluir