quarta-feira, 11 de julho de 2012


FLA-FLU: UM JOGO DE RIVAIS



Perguntaram-me uma vez: “Qual é o maior clássico carioca: Fla-Flu, ou Vasco e Flamengo?” Logicamente, uma vez que sou tricolor, será sempre mais importante o jogo em que o meu time se apresenta.

Mas o Fla-Flu tem algo especial. Não é um jogo comum e nem é pela torcida que ele seria o mais interessante. Acontece que o Fla-Flu é um jogo onde, realmente, a grande protagonista é a rivalidade. Quando divergimos com nossos amigos e dizemos que “ficaremos de mal” – quando criança eu vivia dizendo isso –, falamos sem pudor. Afinal de contas já esperamos que seja assim. Não é algo tão grave. Vivemos no mundo e para facilitar nossas vidas, nos separamos daqueles que divergem de nossos pontos de vista e não querem realizar, conosco, os sonhos que, sendo nossos, queremos que sejam aceitos por todos como sendo de todos. Assim, partimos em retirado, quando percebemos que não iremos convencer e o outro sonho, então vitorioso, não terá nada haver com os nossos mesmos.

Assim, fora da família, pouco importa se não nos querem, ou não nos importa. Não há rivalidade nisso, há a costumeira luta pelo lugar na sociedade, para que sejamos aceitos da melhor maneira possível.

Agora, ser rejeitado, ou ter a sua ideia desacatada dentro de sua própria casa é um absurdo. Queremos morrer, ou matar, porque perdemos o posto que achávamos ter por direito.

Foi justamente isso que aconteceu no Fluminense de 1911. Um se sentiu ofendido por ser preterido, outro por não ter sido aceita a sua ideia pela maioria. Acontece, que estávamos falando de um único time. Todos jogavam para o mesmo lado. Quando a discussão aconteceu e um finalmente viu que perdera a razão, optou pelo motim. Ao que, concomitantemente, outros se juntaram ao rejeitado e assim aconteceu a separação que seria definitiva. Aliás, impossível de ser restaurada, agora que ambos se tornaram gente grande.

Com certeza, dói até hoje no coração tricolor a perda do que foi gerado. E, dentro do ceio rubro-negro o sentimento de saber-se menor que o outro, ainda é causa de revolta.

Por isso mesmo, o Fla-Flu é o único clássico com verdadeiro motivo para existência dessa centenária rivalidade. Esses dois são rivais. Os outros clássicos são consequências da seleção natural. Isto, porque dentro do mundo temos que mostrar que somos capazes de viver para sempre.

Agora, a rivalidade verdadeira, mede forças entre iguais. Jamais entre estranhos. Daí, não existir jogo mais feroz e infinitamente brigado. Nada é mais gritante que aquelas vozes que geraram tal cisma.

Hoje: cem anos. Daqui pra frente: mais cem. E assim por diante: eternamente.



PS.:Tem uma coisa maravilhosa no sitio da Globo. De-em uma olhada no texto montado para 2 crianças protagonizarem. Está sensacional.
http://globoesporte.globo.com/futebol/100-anos-de-fla-flu/

Um comentário:

  1. Ah esse clássico!!!! Tão perfeito, de cores tão bonitas!
    Postei algo relacionado no BaTube nesse texto: http://batube.blogspot.com.br/2012/07/lorena-chaves.html

    Inclusive essa moça do texto tem uma música muito boa!
    Um bjooo!

    ResponderExcluir