sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AS QUESTÕES DA VIDA


Hoje é dia 25 de outubro. Me lembrei de colocar um post ontem. Mas, esse negócio de fazer as coisas no dia 24, me incomoda muito.
Sabem: eu quero falar de algo que me intrigou a semana passada toda.  Foi uma pergunta. Ela era: O fazemos da nossa vida?
Interessante... a semana toda fiquei com essa questão me rondando. Recebi 3 emails que giravam em torno dela. No primeiro o meu amigo de Orkut estava com saudades dos anos 80 e me mandou um daqueles textos, cheios de figurinhas e fotos das coisas que ele se lembrava. Das coisas que ele comprava, usava, comia, bebia... Enfim, tudo. Eu não sou muito saudosista, embora toda vez que algum senhor de alguma idade resolve me contar suas travessuras, eu pare tudo para ouvir e saber o máximo e com detalhes, de todas as suas histórias que ele teria para me contar.  Me amarro. Mas, e-mails deste tipo, não me agradam muito. Eu abro mais para ver se vou me surpreender com algum detalhe antigo, que eu nunca tenha me apercebido.
Mais pro meio da semana me mandaram um email diferente, ele perguntava: Em que se tornaram estes jovens? E na mensagem fotos de pessoas de muito destaque contemporâneo, como: Madre Tereza, Hugo Chaves, Bill Gates, Obama, Bil e Hilary Klinton, Sarcozy e também, outros. De interessante, o fato de cada um ter uma vida completamente distinta do outro nome.
E mais no final da semana a minha mulher, me chamou a atenção para o que iríamos ensinar para nossa turma de adolescentes da Escola Bíblica Dominical, falaríamos das vaidades.
Enfim, surpreendentemente, foi uma semana para me dedicar a refletir sobre o que fui e em que eu me tornei. Houve no decorrer da semana outro fato importante, a história pessoal de vida de uma funcionária pública que chefio. Esta: vou me dar o direito de não revelar nem seu nome, nem detalhes dos fatos, tendo em vista a tristeza e o sofrimento que ela vem passando. Mas, posso garantir que ela fez a mesma pergunta que me norteou durante a semana: O que eu fiz da minha vida? É que depois de trinta anos, essa minha funcionária, descobriu que foi manipulada por um grupo de pessoas próximas e teve que abandonar o único amor de sua vida, faltando apenas duas semanas para se casarem. Trinta anos depois ela descobriu os verdadeiros motivos. Hoje ela pede justiça. Sabendo que não tem mais solução.
Nós aprendemos a viver do que a vida nos oferece. E por incrível que pareça, não notamos que com isso, é ela que na verdade nos vive. O primeiro email, me mostrou tudo que havia a minha disposição e pensei: o que mais havia que eu deixei, ou não de aproveitar naquele tempo? É fato, eu não gosto desses e-mails, porque eu sou obrigado a constatar que sempre existiram outros caminhos, sempre pude e poderia ter experimentado outra coisa. Sempre houve mais de uma opção para eu escolher viver. Mas... águas passadas...
Na verdade a pergunta está errada. A pergunta certa é: O que a vida fez de mim? Porque ela dá a cada um, conforme o querer dela. E conforme os desígnios dos caminhos por ela mesma proposta. Ela sim é que sabe para onde quer nos levar.  É chato ter que constatar isso.
Fatos tristes surgiram na mídia esta semana.  Kadaf morto foi uma cena, além de triste, horrível, melancólica, nos deu ânsias e nauseas. Pensei: que fim triste para um governante. Para qualquer governante. Para um governante de qualquer país.
E como ele... Vários outros fatos me assustou. Tenho pensado muito: como eu tenho deixado a vida me conduzir? No sentido de: o que eu tenho oferecido a ela para que ela possa também me mostrar outra possibilidade. Acredito que ela também espera algo de mim. O que a vida espera de mim? Me pergunto também, como será a foto que a vida permitirá que tirem de mim, quando eu chegar onde ela me projeta? Como será?
Foi uma semana de reflexões. E quem sou eu para impedir a todos vocês, meus amigos de refletirem também?
Passo a bola. Jogo as questões pra vocês.
Um grande abraço.

Jorge Joia
Brasília, 25 de outubro de 2011.

Um comentário:

  1. Texto bom heiiin!
    Só não consegui pensar muito, pois acabei de terminar meu artigo \o/ neurônios se foram, rssr...

    Um bjo e saudades!

    ResponderExcluir